Home » Beleza » Cabelo

Shampoo para cabelo com química

Para obter o resultado desejado escolha shampoos adequados que trate o couro cabeludo e hidrate os fios durante a lavagem, veja algumas dicas.

Em busca do look da moda ou de fios disciplinados as mulheres estão sempre aderindo a processos químicos que alteram a cor ou a textura dos cabelos. A aparência desejada nem sempre é benéfica, o excesso de química acaba deixando os fios do cabelo cada vez mais frágeis e vulneráveis aos danos naturais do dia a dia, fazendo com que fiquem mais sensíveis a fatores como a quebra, o ressecamento, opacidade e as pontas duplas.

Para cuidar e amenizar o problema é importante devolver aos cabelos os nutrientes perdidos durante o processo químico, essa devolução pode ser feita através do uso de produtos adequado para cada tipo de situação em que o cabelo se encontra.

Os shampoos além de lavar profundamente os cabelos também possuem funções restauradoras que ajudam a recuperar a força e os nutrientes dos cabelos deixando-os bonitos e saudáveis por mais tempo.

Shampoo para cabelo descolorido

A descoloração é o processo químico que mais agride o cabelo. Acontece que a mistura do pó descolorante com a água oxigenada acaba retirando todos os nutrientes, aminoácidos, proteínas e vitaminas, além é claro da pigmentação.

Para tratar corretamente os cabelos descoloridos invista em shampoos que possuam ação reconstrutora ou regeneradora, normalmente esses tipos de shampoos possuem queratina em sua fórmula que é ótimo para esse tipo de cabelo. Durante a escolha do shampoo prefira os de pH 4 para ajudar a selar as cutículas e diminuir a porosidade.

Se após a descoloração for usado algum tipo de coloração, use ao menos uma vez por semana um shampoo roxo que possui a função desamarelador, este shampoo ajudará a manter a cor além de amenizar o aspecto amarelo que este processo costuma causar.

Shampoo para cabelos tingidos

Os cabelos tingidos também pedem proteção redobrada, neste caso os cuidados com a cor são fundamentais, afinal a intensão durante a coloração é justamente conseguir a cor tão desejada, cabelos brilhantes e iluminados.

Use shampoos próprios para a manutenção da cor, normalmente estes produtos não possuem sal em sua fórmula, caso prefira usar apenas uma vez por semana escolha outro shampoo que também não possua adição de sal. Shampoos com queratina e antioxidantes também são ótimas opções para reestruturar e proteger a cor. Existe hoje no mercado uma grande variedade de shampoos e produtos específicos para tratamento da cor.

Shampoo para cabelo com progressiva

As progressivas são extremamente agressivas, pois mudam toda a estrutura dos cabelos, deixando-os mais finos, sensíveis à quebra e ao ressecamento. Grande parte das escovas possui uma porcentagem alta de formol em sua formulação, essa substância é altamente prejudicial à saúde e aos cabelos, segundo estudos esta substância é cancerígena, além disso, é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O formol é usado para modificar as estruturas dos fios e acaba danificando totalmente o cabelo. Mesmo que a escova progressiva escolhida esteja dentro dos padrões legalizados é normal que o cabelo passe por estragos como desidratação, falta de brilho, porosidade, ressecamento e quebra.

Para lidar com esse problema use shampoos hidratantes, existem vários shampoos de ações restauradoras hoje no mercado, algumas marcas inclusive lançaram fórmulas específicas para cabelos alisados. Produtos a base de queratina, argan e repositores de massa ajudarão a manter o cabelo mais forte e resistente.

O mais importante é saber reconhecer a real necessidade do cabelo e escolher produtos capazes de suprir essa necessidade com as vitaminas e nutrientes necessários.

Tags: , ,
Publicado por Jessica Lemos
Revisado em 06/09/2018

Comente nos grupos

Compartilhar