Home » Saúde

Ovário Policístico o que é

A síndrome do ovário policístico é uma doença muito comum em mulheres em idades férteis, vejamos seus principais sintomas e tratamento.

Diferença de um óvario normal para um ovário policísticoCerca de 7 a 10% de mulheres em idades reprodutivas possuem a síndrome do ovário policístico, uma doença causada por um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos, causando pequenos cistos no ovário, alterações na pele e no ciclo menstrual.

A doença é caracterizada pela falta de ovulação e pelo excesso de hormônio masculino no organismo feminino, sendo responsável por 30% dos casos de infertilidade no mundo.

Ovário policístico sintomas

Mulher sofrendo por cólicaOs sintomas mais comuns da síndrome do ovário policístico são as alterações que ocorrem no ciclo menstrual, pode ocorrer atrasos, períodos menstruais irregulares variando quanto a intensidade, podem ser frequentes ou não, pode-se menstruar duas vezes no mesmo mês ou ficar meses sem menstruar.

Também são sintomas da síndrome um notável aumento de peso e o hirsutismo, que são um aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, pele oleosa com surgimento de acnes.

Ovário policístico tratamento

mulher segurando pilulas anticoncepcionaisAlém de levar uma vida de maneira saudável, com alimentação adequada e exercícios físicos, o tratamento pode variar de mulher para mulher dependendo das características da síndrome que foram desenvolvidas em cada uma, cabe ao médico ginecologista estipular qual será o tratamento mais adequado.

A pílula anticoncepcional pode ser prescrita no tratamento do ovário policístico, pois o medicamento além de ajudar a regular o metabolismo hormonal, ainda reduz o aparecimento de pelos e espinhas. Outras opções de tratamento mais drásticas são através do uso de hormônios e a cauterização por vídeo laparoscopia.

Ovário policístico e gravidez

Mulher segurando teste de gravidez insatisfeita com o resultadoDevido às alterações no período menstrual, o período fértil pode não ocorrer todo mês e a mulher pode ter dificuldades para engravidar, nesses casos é preciso um acompanhamento médico, com uso de alguns medicamentos que estimulem a ovulação, em outros casos pode-se recorrer à fertilização In Vitro para se obter a gravidez.

A síndrome do ovário é facilmente tratada, por isso é importante buscar ajuda médica logo ao perceber os sintomas, pois embora ela impeça a gravidez, a síndrome pode dificultar o processo e quando não tratada pode levar a mulher a infertilidade.

A síndrome do ovário policístico é muito comum e pode ser detectado através de uma ultrassonografia. Ao diagnosticar a síndrome é importante um acompanhamento médico, pois portadoras da síndrome do ovário policístico são mais propensas a desenvolverem diabetes, hipertensão e distúrbios cardiovasculares. Esteja atenta a sua saúde e cuide!

Para mais informações acesse o vídeo e entenda um pouco mais sobre ovários policísticos e seus possíveis tratamentos.

Tags: ,
Publicado por Jessica Lemos
Revisado em 06/09/2018

Comente nos grupos

Compartilhar