Home » Saúde

Doença de pele chamada vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele não contagiosa, onde ocorre a despigmentação natural da pele, ou seja, a perda de melanina.

Vitiligo doença de peleO vitiligo é uma doença que atinge principalmente as mulheres, com menor incidência em homens, além disso, ela afeta em grande maioria pessoas de pele clara, mas também causa incidência em pessoas negras. Ela não esta relacionada com o câncer de pele e muito menos com a exposição solar sem proteção, suas causas se definem em três tipos de teses, a teoria neural que é causada a partir de uma pinta gerando substâncias que destroem as células responsáveis pela produção de melanina (melanócitos).

Outra causa é a teoria citóxica, que é causada por substâncias tóxicas como, por exemplo, a hidroquinona que está presente em certos tipos de tecidos e borrachas.

E por fim a teoria autoimune causada pela formação dos anticorpos que atacam as células responsáveis pela produção de melanina, esta causa esta muito relacionada a doenças autoimunes como o diabetes, lúpus e tireoide.

Doença de pele vitiligo sintomas

Os sintomas são muito claros, começa com uma pequena descoloração da pele caracterizada pela cor branca, e rapidamente se estende por todo o corpo. O vitiligo pode afetar bebês, crianças e principalmente os adultos em idade média, na maioria dos casos as manchas tendem a aumentar ao longo dos anos. A descoloração da pele não causa maiores problemas para a saúde, a textura da pele também não muda apenas alguns cuidados devem ser tomados para cessar o crescimento da descoloração.

Para muitas pessoas o maior dano é causado na autoestima principalmente para as mulheres, muitas vezes é necessário o acompanhamento psicológico, já que dependendo do seu estado crises de nervo e traumas psicológicos podem aumentar o surgimento das manchas, e também para que a descoloração não interfira no comportamento do paciente. As manchas geralmente ocorrem no rosto e nos membros superiores e inferiores.

Vitiligo o que é

Doença de pele vitiligo tem cura

Não existe a cura completa e definitiva do vitiligo, o tratamento pode ser muito eficaz para que as manchas cessem o crescimento e ainda a estimulação da produção da melanina, nestes casos muitas vezes a pigmentação pode ter uma melhora significativa.

O tratamento consiste no uso de pomadas a base de corticoides, medicamentos orais como metoxisaleno e loções fototerápicas que aumenta a sensibilidade ao sol, em alguns casos de grande parte do corpo sofrer com a descoloração é indicado à despigmentação total.

Vitiligo cura

Doença de pele vitiligo fotos

A doença atinge principalmente mãos, face, cotovelos, colo, perna e pés. A doença esta muito relacionada a fatores psicológicos, estados emocionais, muitas vezes tratamentos associados a atividades prazerosas podem trazer resultados positivos e significativos.

Vitiligo fotos

É necessária a proteção solar, pois a pele despigmentada é mais sensível. Mas lembre-se que o sol também é benéfico, por isso o sol antes das 10:00 horas da manhã e depois das 16:00 da tarde é recomendado, já que estimula a produção da melanina e é indicado para o tratamento.

O acompanhamento médico é indispensável, se notar a despigmentação da pele caracterizada pela cor branca, procure um médico para que seja feito o melhor tratamento de acordo com cada caso, o tratamento é necessário para que o aumento da pigmentação seja cessado e que as partes do corpo sejam estimuladas para aumentar a cor.

Tags: , , ,
Publicado por Haline
Revisado em 06/09/2018

Compartilhar