Home » Saúde

Diferença entre gripe resfriado e alergia

É comum no inverno problemas como a gripe, resfriado e alergia se manifestarem mais. Saiba diferencia-los com as dicas do nosso Portal.

EspirrandoÉ no inverno que várias doenças atacam o nosso organismo, principalmente o sistema respiratório que é alvo de vírus e bactérias que se aproveitam dos locais fechados e cheios de pessoas para se proliferar e espalhar-se. A chegada do frio faz com que a temperatura e a umidade do ar caiam drasticamente aumentando em até 40% os casos de gripes, resfriados e as alergias, pois o frio favorece a irritação das vias aéreas.

O que muitas pessoas não sabem é diferenciar os sintomas da gripe, resfriado e alergia e muitas vezes acabam se confundindo na hora de pré diagnosticar o problema. Saiba como diferenciar a gripe do resfriado e da alergia para tomar as providências corretas.

O que é gripe

Mulher muito gripadaA gripe é uma infecção do sistema respiratório causado pelo vírus influenza, sendo a doença que mais acomete os seres humanos. A gripe é uma doença altamente contagiosa, sendo mais comum nos períodos de dias frios – entre abril e outubro, com picos entre junho e setembro – no hemisfério sul.

A gripe é transmitida de pessoa para pessoa através das gotículas de saliva que são expelidas quando uma pessoa contaminada tosse, espirra, assua o nariz e por superfícies contaminadas, por isso que os ambientes fechados favorecem a sua transmissão.

Os sintomas da gripe são bem intensos com febre alta sempre superior a 38°C, calafrios, dores no corpo, dores nas juntas, dores de garganta, dores de cabeça, tosse, espirros, irritação nos olhos, mal estar e fadiga.

Algumas pessoas principalmente crianças podem ter dores abdominais, náuseas e vômitos. Não existe um tratamento específico para a gripe, mas sim um tratamento para amenizar os seus sintomas que deve ser feito corretamente, pois a gripe mata milhares de pessoas todos os anos.

O que é resfriado

Mulher muito resfriadaO resfriado também é uma infecção causada por vírus e bactérias que atacam a região do nariz e garganta de uma forma mais leve. Existem mais de 200 tipos de vírus e bactérias causadores do resfriado, sendo o rinovírus mais comum, por ser altamente contagioso.

O resfriado é transmitido através do contágio pelo ar ou pelo contato físico com a pessoa contaminada, sendo mais vulneráveis pessoas e crianças com a imunidade mais debilitada. Os sintomas mais comuns são a coriza (secreção nasal), espirros, tosse, dor e coceira na garganta, lacrimejamento e até sonolência.

Em alguns casos mais especificamente em criança a febre pode aparecer e até dor de ouvido que se manifestam de dois a três dias depois da contaminação com o vírus. Também não existe um tratamento específico para o resfriado, mas sim remédios que ajudam no alívio dos sintomas como muito repouso e sempre lavar o nariz com soro fisiológico.

O que é alergia

Rinite alergicaReação hipersensibilidade ou mais conhecida como alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico que se manifesta após a exposição a uma substância estranha ao nosso organismo. Existem diversos tipos de alergias e as mais comuns no inverno são as alergias respiratórias como a asma e a rinite.

As alergias respiratórias são mais comuns no inverno porque é nesta época do ano que o pó mais especificamente os ácaros e os fungos são mais presentes, pois dificilmente as portas e janelas se abrem existindo uma falta de ventilação e assim a proliferação de ácaros e fungos aumenta.

Os sintomas mais comuns para quem sofre com a rinite é a obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros constantes, coceira no nariz, garganta e nos olhos. Já os sintomas da asma que também é muito comum se agravar no inverno são a falta de ar frequentemente, tosse seca e chiado no peito, podendo ser agravado por gripes e resfriados.

O tratamento da alergia utiliza vários métodos que vão desde medicamentos a medidas preventivas individuais e naturais para evitar o início das crises alérgicas. É importante lembrar que a alergia não é contagiosa, mas sua condição genética que determina que o organismo reaja a determinados estímulos.

É muito importante diferenciar a gripe, resfriado e alergia para evitar o risco de consumo inadequado de medicamentos, além de atrasar o início do tratamento correto.

Para saber mais sobre este assunto, confira o vídeo do Youtube que o Mulher Dicas separou para você:

Tags: , , , ,
Publicado por Haline
Revisado em 27/10/2017

Comente nos grupos

Compartilhar