Home » Relacionamento

Amor platônico o que é

O Amor platônico é muito comum na fase da adolescência, mas quando acontece na fase adulta pode causar muitos transtornos.

menininha apaixonada pelo Justin Bieber

Definimos como amor platônico aqueles amores tratados como impossíveis, sem ligações íntimas, que não são correspondidos e que não pode ser vivido. Este é um sentimento que foi muito estudado por filósofos bastante conhecidos como Sócrates e Platão ainda o século XV, Platão definia como um sentimento puro, idealizado entre pessoas que não se aproximam.

Toda mulher já teve ou tem um amor platônico, pode ser por um professor da escola, um artista de cinema, um cara que só viu uma vez ou que conheceu pela internet e nunca se viram. Há quem diga que é uma forma de encantamento ou de admiração e isso faz com que a pessoa desenvolva um sentimento, já que a pessoa amada é vista como perfeita.

Amor platônico como lidar

mulher chorando por um amor

Por mais ilusório ou fantasioso que seja o amor platônico não é coisa apenas de menininha, é algo bem real e que com certeza já foi vivido pela maioria das mulheres em diferentes idades. A diferença é que quando ele está presente em uma menina, pode ser normal, coisa da idade e que logo vai passar, já quando acontece com mulheres adultas e maduras é problema na certa.

Não é errado gostar tanto de alguém, acontece, é normal, porém amores platônicos desenvolvem em alguns casos sofrimento e dor. Se você está vivendo um relacionamento impossível e que só causa dor, o correto é listar quais são as chances disto acabar bem e resolver se vai preferir continuar sofrendo ou se vai seguir em frente, já que amores vêm e vão. Sempre existem duas opções e a escolha é pessoal!

Amor platônico como superar

Mulher andando sem olhar para trás

Toda forma de dor e sofrimento é curada com simples sentimento: a autoestima! Se você é uma pessoa que se gosta, se valoriza e que quer ser feliz com certeza conseguirá superar qualquer forma de amor.

Alguns dizem que só se cura um velho amor com um novo amor e outros dizem que o tempo cura tudo. Vai de pessoa para pessoa resolver se vai querer superar o quanto antes ou se vai sofrer até o tempo levar o amor pra lá. O importante é lembrar que um amor que é saudável não machuca e não faz sofrer.

Amor platônico pode dar certo

Casal-se-despedindo.

Como nada neste mundo é impossível, seria errado afirmar que amores platônicos nunca terão finais felizes. Isso vai depender de todo o contexto, e da aproximação que esse relacionamento solitário tiver da realidade. Quando se é possível idealizar um relacionamento com a pessoa amada não há nada de errado em querer tentar, afinal quem não arrisca não petisca, não é?

O importante é saber até onde você consegue ir e conhecer seus próprios limites. Algumas pessoas precisam cometer o mesmo erro várias vezes até desistir! Vai da pessoa saber quando é a hora de continuar e quando é a hora de parar!

Especialistas afirmam que grande parte das pessoas que alimentam um amor platônico são carentes e possuem dificuldades para se relacionar. Algumas vezes para se curar de um amor platônico são necessárias sessões de terapia ou tratamento psicológico.

Tags: ,
Publicado por Jessica Lemos
Revisado em 06/09/2018

Compartilhar