Tudo o que você precisa saber antes de engravidar

A decisão de ter um filho é muito importante, por isso antes de engravidar é necessário tomar alguns cuidados com sua saúde e do bebê.

Mãe segurando bebê

Antes de você começar a planejar em ter um filho é importante que o seu corpo esteja em perfeitas condições para alojar um bebê, por isso estar com a saúde em dia é importante. Caso puder, pense em fazer um planejamento de pelo menos 1 ano de antecedência, pois dessa forma você irá saber lidar com as eventuais surpresas ou qualquer outra coisa que possa interferir no que foi planejado. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira os tópicos abaixo.

Consulte um ginecologista

O primeiro passo sem dúvidas é consultar o seu ginecologista ou mesmo procurar um que lhe passe confiança. Será o ginecologista a orientá-la sobre tudo o que precisa fazer para ter uma gravidez sadia, além dos exames que tanto a mulher quanto o homem devem realizar. Será ele que também irá tirar todas as suas dúvidas em relação à gravidez, e provavelmente a pessoa que irá realizar o seu parto.

Mulher e ginecologista

Ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que ajuda a evitar a má formação do bebê, e quanto antes for tomado, as chances de o bebê ter problemas de desenvolvimento são menores. O ideal é que a mulher passe a tomar essa vitamina pelo menos 3 meses antes da concepção, por isso a procura de um ginecologista é importante, pois será o mesmo que irá receitar o ácido fólico.

Ácido fólico

Tenha o peso ideal

Estudos revelam que mulheres muitas magras ou acima do peso, com o índice de massa corporal (IMC) abaixo de 20 ou acima de 30, tem mais dificuldades para engravidar, isso porque o excesso de gordura ou a falta dela pode comprometer diretamente a fertilidade da mulher. Caso a mulher engravide, a mesma pode sofrer com outros problemas como pressão alta, diabetes gestacional, pré-eclampsia, eclampsia entre outros problemas.

Peso ideal1

Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável também é de extrema importância, pois você irá preparar o seu organismo com todos os nutrientes necessários para apoiar o desenvolvimento do bebê a partir do dia da concepção. De preferência para os legumes, verduras, frutas e carnes magras, e reduza a comida processada e o Fast Food.

Alimentação saudável

Diminua a quantidade de café

Segundo médicos, o excesso de café que é consumido pode afetar diretamente a capacidade do organismo em absorver o ferro dos alimentos, que é muito importante durante a gravidez, além da cafeína elevar o risco de perda do bebê. As mulheres que consumem café todos os dias e em grande quantidade devem ir diminuindo aos poucos, e lembre-se que os refrigerantes, chás e chimarrão também contém cafeína, então também devem ser evitados.

Café

Saúde mental em dia

Mulheres que sofrem com depressão e estresse tendem a ter mais dificuldades em engravidar, já que esses problemas afetam diretamente a fertilidade. O que ocorre é que o estresse ou a depressão podem afetar o funcionamento do hipotálamo, que é uma glândula localizada no cérebro, responsável pelo apetite, emoções e principalmente pelos hormônios que “avisam” os ovários que está na hora de produzir os óvulos.

Caso desconfie que anda um pouco estressada, o melhor é procurar um médico para resolver o problema antes de engravidar, pois como as mudanças hormonais são bem intensas durante a gestação, o quadro de estresse e depressão podem acentuar ainda mais.

Mulher estressada

Pense bem antes de ter um filho

Ter um filho é um compromisso para toda a vida, então antes de engravidar é importante o casal se fazer como, por exemplo, Como vamos conciliar trabalho e os cuidados com o bebê? Estamos dispostos a abrir mão de dormir até tarde no final de semana e de sair à noite para curtir? Eu e meu companheiro temos as mesmas opiniões em ter um filho? Estamos prontos para assumir tal responsabilidade?

Bebê e mãe

Pode parecer perguntas bobas, mas que fazem toda a diferença na hora da tomada de decisão de começar a tentar engravidar.

02/04/15 por Haline

Mais informações por email

Comentar