Tomate, vale a pena comer todo dia

O tomate é considerado um dos alimentos mais consumidos do mundo, sendo um dos "ingredientes" mais usados na culinária brasileira.

Tomate

Conhecido popularmente como um legume, o tomate na verdade é uma fruta que está presente quase que diariamente na mesa dos brasileiros. Esta fruta possui uma cor vermelha e um formato arredondado, podendo ser consumido de várias maneiras como salada, suco, como acompanhamento, molho para massas entre tantas outras opções.

Está pequena fruta possui muitos benefícios para o corpo, principalmente para evitar problemas como o câncer. Conheça mais sobre o tomate nos tópicos abaixo.

Benefícios do tomate para a saúde

O tomate é uma fruta rica em vitaminas C, E, A e potássio, além dos ácidos orgânicos e licopeno. A vitamina C e o potássio contidas auxiliam diretamente no sistema imunológico da pessoa, além de estimular o metabolismo atuando como um diurético natural.

Já a vitamina A possui a ação antioxidante que é responsável pelo combate dos radicais livres (envelhecimento precoce), além de promover a hidroxilação do colágeno que é a proteína fibrilar que proporciona a resistência dos ossos, dentes, pele, tendões e vasos sanguíneos.

Os ácidos orgânicos e o licopeno oferecem a prevenção de algumas doenças como problemas cardiovasculares, cânceres como o de esôfago, fígado, próstata, cólon e o de reto. Além desses benefícios o tomate também possui o Sódio e o Magnésio que ajudam na contração muscular; Cálcio que ajuda na formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea; Folato ou vitamina B9 ótimo para as funções metabólicas.

Tomate 1

Benefícios do tomate para a pele

O licopeno presente no tomate e que dá a sua cor vermelha, é ótimo para combater os sinais de envelhecimento precoce da pele, como as linhas finas e rugas, também sendo fundamental para reparar as células danificadas da perle. Para que o tomate faça essa função em sua pele, vale a pena introduzi-lo em seu cardápio todos os dias, além de usa-lo também como uma máscara.

Para utiliza-lo como máscara amasse um tomate junto a um abacate, espalhe por toda a pele deixando agir por cerca de 20 minutos. O tomate irá limpar toda a sujeira, enquanto o abacate irá proporcionar maciez à pele. Caso queira se livrar da oleosidade da pele aplique a polpa do tomate por todo o rosto e deixe agir por 30 minutos, em seguida enxague e aplique um hidratante de sua preferência.

Tomate para a pele

Benefícios do tomate para o cabelo

Por ser rico em vitamina A, o tomate auxiliar no brilho, maciez e fortalecimento dos cabelos, principalmente aqueles que apresentam queda, opacidade e quebra. Para aplica-lo no cabelo basta lavar os cabelos com o shampoo de preferência, depois bater dois ou mais tomates no liquidificador e passa-lo por todo o comprimento com os fios ainda úmidos, inclusive na raiz. Espere mais ou menos 30 minutos e depois enxágue, lavando com seu shampoo e condicionador de preferência.

Tomate para o cabelo

Caso preferir a indústria de cosmético também possui vários produtos de cuidados com a beleza e com a saúde que são à base de tomate.

Saiba mais sobre os benefícios do tomate com o vídeo do youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre os benefícios do tomate

06/01/14 por Haline

Mais informações por email

Comentar