Saiba o que pode interferir no ciclo menstrual

Muitos fatores podem interferir no ciclo menstrual, desde um simples resfriado até mesmo doenças mais graves e complicações, confira.

Toda mulher sabe que  ciclo menstrual pode sofrer algumas alterações, isso muda de organismo para organismo e também de acordo com interferências externas.

Menstruação-atrasada1

Seja por estresse, doença ou mesmo má alimentação, inúmeros fatores podem alterar o ciclo levando aos temidos atrasos. Vamos ver alguns motivos que podem interferir no ciclo menstrual:

Estresse

Com a correria do mundo moderno não é raro encontrar pessoas cada vez mais atarefadas e preocupadas com o próximo compromisso, e isso se torna cada vez mais comum.

mulher ansiosa

O estresse é inevitável em meio a tantos afazeres acaba interferindo diretamente no funcionamento do nosso corpo, as mulheres acabam sentindo os efeitos quando a menstruação atrasa, o estresse elevado e a ansiedade podem interromper o sangramento mensal, pois tais alterações impede a ovulação e a mulher não menstrua. O ideal é relaxar, diminuir o ritmo e se persistir procurar ajuda médica.

Exercícios físicos

Algumas atletas e maratonistas podem sofrer alterações no ciclo menstrual, isso ocorre quando a porcentagem de gordura corporal é muito baixa e há alto gasto calórico diariamente.

mulher fazendo exercício

Essas atividades intensas e exercícios regulares alteram o funcionamento do organismo e impedem o sangramento.

Dietas restritivas

As dietas restritivas podem diminuir a gordura corporal e reduzir a capacidade do corpo em produzir estrogênio, o que faz com que o ciclo se altere.

mulher querendo comer doce

Por isso, é fundamental sempre ter acompanhamento nutricional para que não haja problemas no seu ciclo menstrual e também evitar o surgimento de doenças. Alguns alimentos são extremamente importantes e não podem ser tirados da dieta diária, faça uma consulta nutricional e siga as orientações corretamente.

Doenças

Não é preciso ter alguma doença grave para desregular o ciclo menstrual, um simples resfriado, gripe ou virose já é suficiente para alterar o funcionamento do organismo.

Médica-aplicando-anticoncepcional-injetável-em-paciente

Vale lembrar ainda que alguns medicamentos podem influenciar nesse período levando aos atrasos, normalmente as infecções alteram o ciclo gerando atrasos também, mas antes de tomar qualquer remédio é necessário ter orientação de um especialista.

Menopausa

Após os 40 anos toda mulher começa a passar pelas transformações hormonais e chega à menopausa, muitas vezes pode ocorrer antes dessa idade, mas não é regra.

Mulher-com-calor-em-frente-ao-ventilador

O corpo está passando por uma grande transformação, os ovários já estão deixando de funcionar e, consequentemente, não há ovulação como antes. Todos esses fatores são decisivos para o atraso menstrual, se ocorrer antes dos 35 anos é recomendável procurar um ginecologista e realizar alguns exames para que haja um diagnóstico e tratamento corretos.

Além desses fatores há outros que podem interferir no ciclo menstrual, por isso, é muito importante procurar um ginecologista desde cedo para que haja acompanhamento e evite problemas futuros. Cuide-se.

Para mais informações assista ao vídeo do Canal Mundo Mulheres no Youtube: O que fazer em caso de menstruação irregular

19/03/15 por Lucimari

Mais informações por email

Comentar