Razões que aumentam a vontade de comer

Confira no Mulher Dicas quais são as razões para o aumento da vontade de comer durante o dia mesmo não estando com fome.

Fome

Com certeza muitas mulheres já tiveram a vontade de comer alguma coisa mesmo não estando com fome. Essa sensação é mais que normal, mas vale lembrar que pode impactar diretamente no ganho de peso, pois nem sempre vontade de comer é sinal de que o seu corpo precisa de alimentos. Confira os tópicos abaixo e saiba quais são as razões que aumentam a vontade de comer.

Falta de água no organismo

Quando uma pessoa não bebe a quantidade de água recomendada por dia, a mesma pode vir a sofrer com a desidratação que é interpretada pelo corpo como fome, mas na realidade é só a necessidade de líquido. Essa “confusão” acontece no cérebro, mais especificamente no hipotálamo, região que é o responsável por regular o apetite e a sede.

Então a partir de agora passe a beber diariamente 2 litros de água. Caso sinta fome mesmo após ter feito sua refeição, beba um copo de água e aguarde uns 10 a 15 minutos para ver se a sensação de fome desaparece.

Bebendo água1

Ansiedade e estresse

É mais que normal chegarmos em casa depois de um dia cansativo e estressante no trabalho e ter vontade de devorar aquele pacote de bolacha recheada ou então aquela barra de chocolate. O acontece é que as pessoas acabam descontando a ansiedade e o estresse na comida que muitas vezes é um alívio, mas momentâneo, transformando-se em um ciclo vicioso que causa vários problemas à saúde tanto física quanto psicológica.

Caso tenha se identificado passe a mudar os seus hábitos, por exemplo, ao invés de atacar uma barra de chocolate invista em algo mais saudável como uma banana com mel e aveia, que além de ser bem docinho é muito saudável. Em alguns casos a pessoa não consegue se controlar então a dica é sempre procurar a ajuda profissional, além de atividades que ajudam a controlar esses sentimentos, como a caminhada, por exemplo.

Mulher ansiosa

Noites mal dormidas

Já é comprovado que depois de uma má noite de sono a probabilidade de você atacar a geladeira e se empanturrar com alimentos não saudáveis são bem maiores. O que acontece é que uma noite de sono mal dormida pode causar alterações de humor, déficit de atenção e até mesmo o aumento do apetite, pois aumenta os níveis de Grelina (hormônio que estimula o apetite), e diminui a produção de Leptina (hormônio responsável pela sensação de saciedade).

Dormindo mal

Comer muito rápido

Você sabia que comer rápido demais pode causar sérios problemas de saúde? Como problemas no estômago, pois os alimentos não foram bem mastigados, assim mais ácido vai ser produzido para pode digeri-los, o que acaba causando sérios problemas para esse órgão.

Além disso, como o estômago fica cheio muito rápido, não dá tempo de mandar essa informação para o cérebro, fazendo com que coma mais e mais mesmo não estando com fome. O ideal é mastigar bem os alimentos, pois assim o cérebro consegue identificar se já está satisfeito ou não.

Mastigar bem os alimentos também evita a alta quantidade de ácido no estômago, o que consequentemente evita problemas, além é claro do corpo poder aproveitar muito mais cada vitamina e nutriente dos alimentos.

Mulher comendo

Também pode haver outras causas que aumentem a fome, por isso o recomendado é sempre procurar a orientação de um especialista para uma melhor avaliação.

Quer saber como controlar a vontade de comer doce? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres separou para você:

20/08/15 por Haline

   

Mais informações por email

Comentar