Quais são os tipos de anticoncepcionais

Saiba quais são os anticoncepcionais existente e ainda como escolher o melhor método contraceptivo para você com nossas dicas.

Métodos anticoncepcionais

Os anticoncepcionais também conhecidos como métodos contraceptivos são maneiras, medicamentos e dispositivos usados tanto por homens quando por mulheres a fim de evitar uma gravidez. Alguns desses métodos são reversíveis, já outros como vasectomia e ligadura das trompas são irreversíveis. É de extrema importância conhecer os métodos anticoncepcionais, pois assim você, seu parceiro e médico irão escolher o que melhor se adapte ao seu organismo e estilo de vida.

Como funciona a pílula anticoncepcional

Sem dúvidas a pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais usado no mundo pelas mulheres, pois além de evitar uma gravidez também pode ser usado para combater os sintomas da TPM, acne, endometriose, cólicas e síndrome dos ovários policísticos. Esse contraceptivo possui derivado sintético de hormônios que impedem o amadurecimento dos óvulos, assim consequentemente a ovulação.

Uma cartela da pílula anticoncepcional irá variar de 21, 24 e 28 comprimidos, e no caso da cartela de 21 e 24 comprimidos a mulher irá ingerir o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação, e continuar o uso todos os dias, de preferência sempre nos mesmos horários, até o fim da cartela. Após o fim da cartela, a mulher deve fazer uma pausa de uma semana ou quatro dias no caso da cartela de 24 pílulas.

Já na cartela de 28 pílulas, a mulher deve ingerir sem intervalos entre as cartelas. Assim como qualquer medicamento, a pílula anticoncepcional deve ser feita sob orientação médica, já que por se tratar de um medicamento pode causar efeitos colaterais indesejáveis e até mesmo graves. Então somente um médico poderá indicar a melhor pílula para o seu organismo.

Segurando anticoncepcional

Como funciona o adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional funciona da mesma forma que as pílulas, só que a diferença é que os hormônios são absorvidos pela pele. Para usar é preciso colocar o adesivo na pele no primeiro dia da sua menstruação e ficar com ele durante 7 dias, e após esse período o adesivo deve ser trocado. Depois do uso dos 3 adesivos anticoncepcionais consecutivos é necessário fazer uma pausa de 7 dias, para então iniciar uma outra caixinha.

É importante colocar o adesivo em locais de pouco atrito com a roupa como, por exemplo, braço, costas, abdômen e nádegas. Como todo medicamento, o adesivo anticoncepcional pode causar efeitos colaterais como irritação na pele, retenção de líquidos, enjoos, vômitos, dor mamária entre outros. Por isso é de extrema importância sempre consultar um médico antes de passar a usa-lo.

Adesivo anticoncepcional

Como funciona a injeção anticoncepcional

A injeção contraceptiva também é outro método que vem conquistando muitas adeptas nos últimos anos. Sua fórmula possui a combinação de progesterona ou associação de estrogênio com doses de longa duração, ou seja, a aplicação pode ser mensal ou trimestral, sendo uma das maiores vantagens deste método.

Vale lembrar que a injeção também pode causar efeitos colaterais como, dores de cabeça, inchaço das mamas, sangramentos, retenção de líquidos entre outros, por isso é importante sempre consultar um médico antes de fazer o uso de qualquer medicamento.

Injeção anticoncepcional

Como funciona o anel anticoncepcional

O anel anticoncepcional é um contraceptivo feito de silicone, flexível e transparente com cerca de 5,5 cm de diâmetro, com a combinação de dois tipos de hormônios, a progesterona e estrogênio. Ainda não é muito conhecido como os métodos citados acima, mas promete ser um ótimo substituto para as mulheres que não conseguem usar as pílulas, injeção e até o adesivo.

O anel deve ser colocado dentro do órgão feminino no primeiro dia da menstruação onde irá permanecer durante 3 semanas. Após essas três semanas é necessário dar uma pausa de 7 dias, voltando-o a colocar depois deste período. Quando colocado de forma correta, o anel não atrapalha em nada, nem mesmo nas relações íntimas, mas em caso de dúvida de como coloca-lo, o ginecologista poderá lhe auxiliar.

Anel anticoncepcional

Somente o médico poderá indicar o melhor método para o seu organismo e seu estilo de vida.

Saiba mais sobre anticoncepcional

09/01/15 por Haline

Mais informações por email

Comentários

  1. Muito interessante o assunto. mas meu problema so essas dores. quando tive uma crise de lombalgia, o mdico me indicou desse colcho magntico . quem daqui j ouviu falar? -

    mei

    25/11/15

  2. Muito interessante o site. mas minha reclamao so essas dores. quando tive uma crise de dor lombar, o mdico me indicou desse colcho teraputico . algum daqui j usou? -

    sol

    25/11/15

  3. Muito interessante o site. mas meu problema so essas dores. quando enfrentei uma crise de lombalgia, o mdico me indicou desse colcho ortopdico. algum daqui j usou? -

    dafne

    25/11/15

  4. Muito interessante o site. mas minha reclamao so essas dores. quando sofri uma crise de dores nas costas, o mdico me indicou desse colcho teraputico . quem daqui j ouviu falar? -

    lu

    25/11/15

Comentar