Organize a rotina para ter mais tempo para você

Com a correria do dia a dia, sobra muito pouco tempo para você relaxar ou até cuidar de você. Confira algumas dicas para se organizar.

planejando 2O dia parece cada vez mais curto para você? As horas parecem passar voando? Isso tudo pode ser sinal de uma rotina conturbada ou até mesmo má organizada. Muitas vezes basta apenas alguns pequenos ajustes e você consegue equilibrar o seu trabalho, com o seu almoço, com a sua faculdade e ainda sobra um tempo para você cuidar mais de você.

Com algumas dicas é possível organizar o seu dia a dia e concluir todas as suas tarefas e ainda sobrar um tempinho pra relaxar no sofá vendo TV ou lendo bom livro. Então confira essas dicas e chega de correria:

Criar uma agenda

A dica mais tradicional – e útil – para organizar o seu dia é usar uma agenda. Seja aquelas em formato de caderninho ou ainda a do celular. Para não sobrecarregar o seu dia, organizar suas tarefas dessa forma fica mais fácil na hora de conferir o que precisa ser feito o risco de esquecer algo é praticamente zerado.

Agenda e celular

A vantagem de criar uma agenda com todos os seus compromissos no celular, é que este possui alarmes para fazer com que você se lembre de tudo. Porém, a bateria de seu aparelho pode acabar, coisa que não acontecerá se você optar por uma agenda comum.

Estabeleça metas diárias

Outra estratégia para se organizar e dar conta de tudo que precisa ser feito, é estabelecer metas. Todos precisam de uma meta ou objetivo na vida, como terminar a faculdade, fazer intercâmbio, casar ou até ter filhos. Crie metas para todos os dias, assim você pode dividir melhor o seu tempo e aproveitar mais.

Metas e objetivos

As metas diárias não precisam ser grandes, porém podem ser tarefas simples que precisam ser cumpridas, como por exemplo, terminar aquele trabalho da escola ou escrever mais um capítulo do seu TCC. Para quem ainda tem a árdua tarefa de cuidar da casa, uma meta diária pode ser dar aquela limpada no quintal, o banho no seu cachorro ou ainda passar aquela pilha de roupa.

Programe a semana com a família

Nada melhor para se organizar do que se planejar! Planeja o seu dia a dia, mas sempre leve em consideração os compromissos de sua família. Almoçar com seus pais, irmãos, filhos ou até com o seu amor, pode dar uma turbinada no meio da sua semana.

Tomando café

Combinar as tarefas diárias também pode ser um ótimo ponto para sobrar mais tempo para todo mundo aproveitar e relaxar. Combine os dias de quem irá fazer o almoço e quem irá lavar a louça. Mas lembre-se: todos precisam entrar da dança e colaborar!

Outra maneira de ajudar a programar a semana com a sua família é se comunicar, ou seja, saber dos compromissos do outro. Assim fica mais fácil para todos se planejarem e sem surpresas desagradáveis. Usar bilhetes ou recados diárias pode ajudar nessa programação. Até mesma um  grupo da família do WhatsApp pode ser ótima ideia.

Programe o fim de semana

Alguns usam o fim de semana pra fazer trabalhos atrasados, seja de escola ou de casa, outros usam para aproveitar com a família ou amigos, mas alguns ainda preferem dormir, comer e dormir mais um pouco. Programar o seu fim de semana com antecedência pode evitar surpresas desagradáveis e até mesmo dar tempo de fazer tudo o que você precisa.

Acampando

Se você quiser viajar aos fins de semana, planeje a viagem com bastante antecedência. Assim você não tem problemas em encontrar hospedagem, carro e até mesmo arrumar as malas. Mas mesmo se você for curtir um fim de semana na sua casa, organize suas refeições e as tarefas básicas, para sobrar um tempinho para aquela boa relaxada!

Utilize a tecnologia

Em pleno século XXI, uma grande aliada na organização do seu tempo é a tecnologia. Seja ela usada em aplicativos que auxiliam no dia a dia, como a agenda ou até sobre planejamento financeiro, ou equipamentos tecnológicos que ajudam na hora de agilizar aquele almoço de quarta-feira ou até o de domingo.

Mexendo no celular

Alguns acreditam que a tecnologia pode atrapalhar, mas se usada de maneira correta pode ajudar – e muito – na hora de se programar. Alguns aplicativos são bem úteis, como o WhatsApp com um grupo da família pode facilitar a comunicação entre vocês. O seu banco também deve ter um aplicativo, o que já economiza aquela ida ao banco só para ver o extrato.

Equipamentos eletrônicos na sua cozinha também pode ajudar como um cafeteira ou até uma máquina de arroz, que podem ser programadas, economizando alguns minutos ao realizar essas tarefas.

Nesse vídeo do Youtube você confere algumas dicas de como estabelecer metas para o seu dia e organizar o seu tempo:

Com algumas pequenas dicas e mudanças de hábitos, é possível economizar um bom tempo com essas tarefas e ter mais tempo para cuidar de você!

23/03/15 por Ananda Morales

   

Mais informações por email

Comentar