O que danifica os cabelos

Alguns hábitos do nosso dia-a-dia também podem danificar e muito os nossos cabelos. Confira no Mulher Dicas quais são.

Mulher olhando para o secador

Chapinha, secador, tintura, alisamento, descoloração, excesso de química, estes são os principais e mais conhecidos motivos do ressecamento capilar. Mas, além disso, existem também os fatores naturais como calor, vento, poeira, cloro, umidade e também alguns hábitos diários que podem contribuir com o ressecamento dos cabelos.

Saiba o que pode ser evitado e o que deve ser adotado no seu dia a dia para ajudar a manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis

O que danifica mais o cabelo luzes ou tintura

Mulher tingindo os própios cabelos

Muitas mulheres quando optam por mudar de visual acabam aderindo a alguns procedimentos como tintura ou descoloração, sem saber das alterações que cada uma destas químicas pode causar nos fios. Uma dúvida muito frequente é quanto a luzes e tintura, qual danifica mais os fios? A resposta é simples, os dois procedimentos danificam, porém a descoloração danifica muito mais.

Algumas tinturas possuem elementos que ajudam a hidratar os cabelos e garantir a cor durante mais tempo, já à descoloração além de retirar o pigmento dos fios retira também às proteínas, os aminoácidos e as vitaminas do cabelo, o aconselhável é fazer um tratamento antes de realizar o procedimento.

O que danifica mais chapinha ou secador

Mulher secando o cabelo com secador

Em busca de cabelos lisos e sem volume muitas mulheres aderem ao uso de secador e chapinha. O fato é que o calor maltrata e muito os fios, por isso qualquer um dos dois acaba danificando, porém a chapinha entra diretamente em contato com o cabelo e acaba sendo mais prejudicial do que o secador.

O ideal é saber usar de maneira que prejudique menos, neste caso é muito importante o uso de cremes protetores dos fios antes e óleos de silicone após o uso de qualquer um dos dois.

Cabelos danificados o que fazer

Mulher de cabelos danificados

Cabelos danificados exigem um pouco mais de cuidado, principalmente se houver o excesso de química. A lavagem dos cabelos também é um fator muito importante para a saúde dos fios e quando não lavados corretamente pode trazer alguns danos.

O primeiro passo para a lavagem correta dos cabelos danificados é evitar ao máximo lavar os cabelos em água de temperatura muito alta, pois a água muito quente resseca os fios.

Evite usar o condicionador na raiz dos cabelos, ele deve ser aplicado somente nas pontas, pois quando aplicado na raiz pode deixar o couro cabeludo muito oleoso.

Dormir com os cabelos molhados ou presos também não é um hábito saudável aos fios, pois pode haver a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais aos cabelos.

Após os cuidados com a lavagem outro fator muito importante são as hidratações com produtos específicos para as necessidades dos seus cabelos. As hidratações são ótimas e simples, podem ser feitas em casa sem a necessidade de recorrer a um cabeleireiro.

O importante é saber reconhecer qual é a real necessidade do seu cabelo e apostar em hidratações e hábitos saudáveis!

Veja no vídeo alguns truques para não danificar mais os cabelos na hora de passar chapinha:

Saiba mais sobre cabelos danificados e como trata-los

21/08/13 por Jessica Lemos

Mais informações por email

Comentar