Mitos e verdades sobre os cabelos

Se você tem dúvidas sobre quais cuidados tomar com suas madeixas, não pode deixar de conferir os mitos e verdade sobre esse assunto.

Mitos e verdades sobre os fio

É fato que para ter cabelos lindos e saudáveis os cuidados devem ser permanentes. Por isso não é difícil encontrar uma mulher que não tenha uma dica ou receita infalível para melhorar a saúde e aparência dos fios. O problema é que muitas dessas dicas e receitas podem ser mitos, que não acrescentam em nada na saúde das madeixas, podendo até prejudicar ainda mais. Então para te ajudar, separamos os maiores mitos e verdades sobre o cabelo.

Lavar os cabelos todos os dias faz o fio apodrecer?

Para o fio apodrecer você tem que maltrata-lo bastante então lavar todo dia não faz mal. O ideal mesmo é que seja lavado dia sim e dia não. Mas caso tenha a raiz bastante oleosa pode lavar todos os dias sem problema algum. O que não pode ser feito é ir dormir com os fios molhados, pois pode criar fungos no couro cabeludo que são prejudiciais à saúde do cabelo, podendo provocar queda e até problemas mais sérios.

Lavando os cabelos

Água quente prejudica os fios?

Lavar os cabelos na água muito quente prejudica sim, pois estimula a produção de glândulas sebáceas, que contribuem para o aumento da seborreia, além de causar a queda. A alta temperatura da água também diminui a oleosidade natural dos fios, o que deixa as madeixas mais secas, opacas e quebradiças. Segundo especialistas o ideal é lavar em água morno para fria.

Lavar os cabelos todos os dias faz o fio apodrecer

O cabelo cresce com mais força quando corta as pontas?

O corte não afeta em nada no crescimento do cabelo, pois o fio cresce cerca de 1 a 1,5 centímetros por mês, cortando as madeixas ou não. Os profissionais recomendam o corte das pontas para eliminar as partes ressecadas, quebradas e pontas duplas, assim deixando o cabelo mais bonito e com cara de mais saudável. Se você quer que o seu cabelo cresça mais rápido, o ideal é fazer uma alimentação balanceada e rica em proteínas.

Cortando as pontas

Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido?

Essa mistura não faz o cabelo crescer mais rápido. A pílula é feita com hormônios sintéticos a progesterona e estrogênio, realmente esses hormônios deixam os cabelos mais bonitos e saudáveis, mas quando estão na circulação sanguínea e não no shampoo, pois o couro cabeludo não é capaz de absorvê-las. Caso queira usufruir dos benefícios da pílula o ideal é passar a toma-las, mas é importante procurar um ginecologista para que o mesmo indique a melhor fórmula para você.

Segurando anticoncepcional

A alimentação influencia na saúde dos fios?

Verdade. A falta de nutrientes e vitaminas como o ferro e proteínas pode influenciar diretamente na saúde dos fios, causando queda de cabelo, quebra, pontas duplas, ressecamento e deixando os fio mais opacos. O ideal é ter uma dieta balanceada rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes que irão garantir cabelos fortes e mais saudáveis.

Alimentação e cabelo

A lua influencia no crescimento do cabelo?

Sem dúvidas você já cortou o seu cabelo na lua crescente ou cheia só para que ele crescesse mais rápido. O fato é que não existe qualquer indício científico de que a lua possa influenciar no crescimento dos fios. Para que cresça um pouco mais rápido é importante que esteja saudável.

Cabelo longo

O estresse prejudica o cabelo?

O estresse afeta como um todo as funções do corpo, pois desencadeia a liberação de neurotransmissores que ativam a produção de substâncias nocivas, assim afetando a produção de hormônios que são os responsáveis pelo sistema imunológico. Então com o sistema imunológico afetado, a saúde dos fios diminui causando queda, quebra entre outros problemas mais sérios. Então o estresse prejudica e muito os cabelos.

Estresse

Cabelos presos diariamente pode levar a queda irreversível?

Sim, os fios que vivem presos podem sofrer com a queda irreversível. Segundo especialistas, esse problema se chama Alopecia por Tração e é muito comum em pessoas negras que acabam esticando muito os fios para prendê-los. Esse procedimento diário causa um processo inflamatório grave que leva à queda.

Cabelos presos

Esses são alguns mitos e verdades sobre os cabelos. Então antes de experimentar algo que sua vizinha disse é importante sempre procurar a orientação de um profissional.

04/05/15 por Haline

   

Mais informações por email

Comentar