Manchas na pele durante a gravidez

Após o terceiro trimestre da gravidez é comum muitas mamães perceberem o escurecimento e o aparecimento de manchas na pele.

Cuidados com a pele na gravidez

Durante a gravidez a mulher passa por diversas experiências agradáveis e desagradáveis desde o primeiro mês, mas, após o quinto mês seu corpo passa por mudanças significativas, como o surgimento de manchas de na pele, que surgem devido as grandes alterações hormonais.

Boa parte das mulheres grávidas nesta fase esquece um pouco dos cuidados estéticos que costumavam ter antes de engravidar, como utilizar o hidratante no corpo para prevenir as estrias e o protetor solar para evitar as manchas que são mais suscetíveis na gravidez, entre outros cuidados que devem ter neste período para que não sofram após com sequelas.

Algumas manchas são comuns, mas o melasma e o cloasma são manchas menos comuns, e que muitas vezes podem ser permanentes.

Manchas na pele durante a gravidez é normal

As manchas comuns da gravidez é o escurecimento dos mamilos, a linha escura na barriga, a hiperpigmentação de pintas e manchas já existentes, estas são comuns decorrente ao aumento da produção de hormônios estrógenos, as manchas podem surgir também após o parto, devido a amamentação, pois a produção de hormônios ainda continua em alta.

O melasma e o cloasma são tipos de manchas mais abrangentes que são dificilmente tratadas quanto às outras, geralmente acomete o rosto em formato de borboleta, colo e braços, a característica destas manchas é a pigmentação marrom, independente da cor da pele. Elas são classificadas como manchas leves que atingem a epiderme e pode ser retirada a base de tratamento após a gravidez e manchas profundas que atingem a derme e é possível apenas o clareamento delas.

Mulher se olhando no espelho

Manchas na pele durante a gravidez como tirar

As formas de retirar a mancha consistem em um tratamento acompanhado por dermatologista e deve ser feito após a gravidez, é preciso fazer uma avaliação do grau da mancha para aderir o melhor tratamento. É feito o uso de óleos, peelings e sessões de laser para retirar ou clarear a mancha, além do uso de produtos diários a base de ácidos. No consultório existem novas técnicas como o laser micropulsado e o laser com CO2 fracionado que são os tratamentos mais eficazes que existe atualmente.

Mulher deitada

Manchas na pele durante a gravidez como evitar

A melhora forma de prevenção é não descuidar da pele durante a gravidez, além de usar loções clareadoras, que cessam a pigmentação da pele e o uso diário do protetor solar. Maneiras simples de prevenção como evitar a exposição solar nos horários de mais intensidade solar é o mais indicado.

A gestação é um momento delicado na vida de uma mulher, as manchas são naturais devido à alteração hormonal, mas após a gravidez com certeza para ela não será nada natural, podendo causar grande incomodo, por isso os cuidados são indispensáveis, além dos cuidados com cremes e óleos altamente hidratantes para prevenir o surgimento de estrias o que também pode ser irreversível.

Mulher passando creme

Além do bebê, lembre-se que na gravidez você também necessita de cuidados diários, isso de certa forma causa bem estar no bebê. Curta este momento da melhor maneira possível.

Saiba mais sobre as manchas de pele durante a gravidez com o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre as manchas de pele na gravidez

25/11/13 por Haline

Mais informações por email

Comentar