Cuidados essenciais com a pele

A pele é o órgão que mais sofre com a exposição de fatores externos, por isso cuidados diários são importantes para sua saúde.

Pele saudávelÉ comum muitas mulheres pensarem que os cuidados com a pele giram em torno da limpeza do rosto uma ou duas vezes por dia. Mas, muitas não sabem da importância de seguir uma rotina diária de cuidados, para ter uma pele bonita sempre e também retardar o envelhecimento da mesma. A pele sofre muito com a exposição de fatores externos como o sol, vento e poluição, por isso ela tende a envelhecer precocemente, além, é claro de ficar flácida, com rugas, desvitalizada e sem o seu brilho natural.

Com a adoção de alguns cuidados diários em cada fase da vida, é possível manter a pele sempre bonita e saudável sem precisar se desesperar na frente do espelho.

Cuidados com a pele na adolescência

É na adolescência que a pele sofre mais com agressões, as causas são decorrentes a grande produção de hormônios nesta fase, a acne é o principal problema que acomete jovens e a falta de tratamento correto gera marcas e até cicatrizes pelo resto da vida. Geralmente nesta fase, a pele sofre com o excesso de oleosidade, isso acontece principalmente em meninas, por causa de sua produção hormonal.

Os cuidados com a pele nesta fase devem começar com a limpeza da pele com um produto de formula suave, pois é a melhor opção para que os poros se acostumem com o produto. O segundo passo é utilizar sempre após a limpeza um bom hidratante e protetor solar, optando pelas formulas livre de óleos.

Caso sua pele seja seca e não apresente espinhas e nem cravos, também é importante utilizar um produto para a limpeza da pele e um bom creme de hidratação específico para o seu tipo de pele, além, do uso diário de protetor solar. A rotina de cuidados fica na sequência limpar, tonificar, hidratar e proteger.

Cuidados com a pele na adolescência

Cuidados com a pele na gravidez

Na gravidez os cuidados se intensificam, mas é preciso sempre informar o médico sobre a composição química do produto. Além de limpar, tonificar, proteger e hidratar é preciso intercalar um produto anti-manchas, já que durante a gestação a mulher pode sofrer com melasma que é um hiperpigmentação da pele, uma loção que ajuda a diminuir a produção de melanina pode ser uma ótima aliada no combate às manchas.

E não é só com o rosto que a mulher tem que se preocupar neste período, o surgimento de estrias são muito comuns, por isso é preciso utilizar um hidratante enriquecido com óleos e substâncias como ureia que é altamente hidratante que previne o surgimento das estrias e também o uso do filtro solar no corpo inteiro é indispensável.

Barriga de grávida

Cuidados com a pele depois dos 25

Após esta idade existe uma pausa na produção de hormônios, na verdade há um equilíbrio, por isso é muito comum o surgimento de pintas, sardas e manchas causadas pelo sol, por isso os cuidados básicos podem ser intensificados com produtos anti-idade e proteção solar fator 30. Produtos como máscaras hidratantes a base de ácido glicólico e vitamina E são fundamentais para nutrir e manter saudável.

Para o corpo além de hidratantes e protetor solar, esfoliantes para a renovação celular são indicados. É importante também o uso de cremes e máscaras a base de colágeno, que é uma substância produzida pelo organismo que dá a firmeza à pele. Depois dos 25 anos, a produção vai diminuindo, por isso temos que repor para que a pele não fique flácida.

Cuidados com a pele depois dos 25

Cuidados com a pele na terceira idade

Na terceira idade é comum a pele perder muita água e nutrientes, pois isso é uma pele mais sensível que necessita de cuidados intensivos. Existem marcas que disponibilizam linhas completas de tratamento e isso é muito importante, porque cada marca possui uma composição e muitas vezes quando se mistura um produto acaba não fazendo efeito. Para esta pele os produtos ideais são à base de ácido hialurônico e peptídeos.

Além desses, também é importante o uso de um creme de limpeza profunda para uso diário, um creme de hidratação para o dia com proteção solar 30 ou mais, creme noturno com substâncias para nutrir a pele durante o sono, um lifting para dar mais firmeza no tônus da pele e um creme para o contorno dos olhos. Estes são itens básicos para manter a pele firme e nutrida após os 60 anos. Para o corpo além da esfoliação e hidratação, existem alguns cremes que tonificam a pele para diminuir a flacidez.

Cuidados com a pele na terceira idade

A pele é o reflexo do seu corpo, além dos cuidados diários com produtos ideais, a boa alimentação e consumo de água é essencial para ter uma pele sempre radiante.

Que tal saber mais sobre a importância do uso do filtro solar? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre os cuidados com a pele

28/11/13 por Haline

Mais informações por email

Comentar